Diário de Bordo da Curling Arena – “Ricochet”

Postado por Ana segunda-feira, 16 de agosto de 2010

*Fazendo a pose do Glenn Howard quando fez o ricochet neste vídeo* Coincidentemente atualizamos o blog após o post de Chad McMullan fez no seu retorno ao Canadá. Sim, Linn, Mark e ele já estão fora do Brasil, deixando saudades aos apaixonados por curling e esperando o retorno para uma próxima oportunidade (mas Brian Chiks e Hollie Nicol ainda estarão até o dia 22).

Mas hoje também quero atualizar com fotos e “histórias tropelescas” (parafraseando o 7ropz) dos brasucas, portanto, hoje é seu dia! Estrelando, nós temos a Lilian, da Comunidade Curling Brasil no Orkut, um pouco do blog da Ni Koyama, hostess do evento, e da Ice Star, que publicou algumas fotos interessantes em seu perfil no Orkut, além de fotos da Neutrogena e do blog “Objetos de Desejo”, que inclusive fez promoção pra quem quisesse ter um horário pra jogar com os amigos de graça. Ou seja, tem de tudo, inclusive reclamações, de novo.

P.S.: Calma, povo, isso é normal de um país que recém teve contato com esportes de inverno, num local onde o clima é tropical, causa certo “choque” e certas comparações “toscas e inadequadas com a bocha”, não que a autora deste blog odeie a bocha – aliás, ama esse esporte, mas pelo estigma de esporte de “pessoas vagabundas”, foi “obrigada a largar” (meio “Linn feelings” xD), mas não vem ao caso – mas a comparação errônea (na minha opinião) infelizmente faz a cabeça de muita gente (inclusive, participe da enquete, curling é a bocha no gelo?).

Primeiro, o G1 deu destaque neste final de semana ao esporte, em minha opinião, mais adequada do que a veiculada no Globo Esporte, confira (colaboração do Maycon):


Com o fim de semana, os nossos colaboradores (muito obrigada gente, principalmente aos que se propuseram a contar suas aventuras no gelo, na falta desta que vos escreve estar a quilômetros de distância do rink) começaram a enviar suas histórias, começando pela Lilian:


MEIA HORA INESQUECÍVEL...
Oi genteeee!! =)
Tenho q escrever uma coisa...TÔ FELIZ!!!\O/
Joguei curling esse sábado e pretendo jogar novamente durante a semana.
Bom... Cheguei no Eldorado umas 17h00 e fui marcar horário pra jogar curling. Consegui jogar só as 19h30, muita gente jogando. Bom, não consegui ver a Linn, pq ela já não estava mais naquele horário... Enfim, ganhei uns brindes, massagem e joguei!
Tinha alguns instrutores q ensinaram pra gente algumas técnicas do curling... Caí demais!! auhauhauha...Muito divertidoooo!!!! Jogamos 3 end´s... Era do time vermelho... mas antes, os instrutores fizeram um treino básico com a gente.

Abaixo as fotinhos dela:

Lilian se preparando para deslizar com a pedra (arquivo pessoal)
Lilian deslizando antes da partida (arquivo pessoal)
Deslizando e caindo, mas a pedra chegou na casa, garantiu ela (arquivo pessal)


Perguntei a ela se após a aula ela teria coragem de enfrentar Cheryl Bernard, ela respondeu-me que seria a nova Harrisson =D (que é o time que adquirimos um carinho na transmissão do Grey Power Players’ Championship, acompanhe os posts mais antigos)

A Astréa, nossa “repórter de rink”, esteve também no local no domingo, mandou umas fotinhos pro blog, confira aí. Ela ainda fez um vídeo e vai contar o que viu pra nós, fiquem ligados =D

A arena e seus praticantes (arquivo pessoal)
"Ei Brian, olha pra Astréa tirando foto"! Brian e Hollie instruindo na arena (Arquivo pessoal)
E as crianças se interessando pelo esporte... Segundo a Astréa, muitas crianças estavam no domingo tentando jogar... abre o olho CBDG!


Ni Koyama, uma das hostesses do evento, gentilmente cedeu fotos do coquetel, dos kits dados aos praticantes e também dois vídeos, onde Brian demonstra sua habilidade com o broom (a famosa vassourinha) e Linn faz sua jogada na Arena (agora, é lindo os ver deslizando na pista, imagino de perto). Pra ver mais, veja o site dela.

O kit enviado para quem era convidado a participar (via Ni Koyama)
Stand da Neutrogena (via Ni Koyama)
Time de garis tentando jogar (via Ni Koyama)
Algumas coisas vendidas no evento (eu querooo) (via Ni Koyama)



Brian equilibrando o broom



Linn deslizando pela pista (Linnda *-*)

E a Ice Star? Além da publicidade que fez no twitter, ela mostrou em seu Orkut várias fotos com várias celebridades do mundo televisivo, publicitário, empresarial e virtual, inclusive adivinha quem apareceu? O representante do curling brasileiro e sua chaleira xD o nome da celebridade internética é o jornalista Fábio Chiorino, sua foto portando um rodo, chaleira e pedras de gelo foi retuitada uma série de vezes, tornando-se um “meme brasileiro”, mostrando a repercussão do esporte. Algumas fotos abaixo:

Brian Chick e Fábio Chiorino (via Ice Star)
Evento VIP lotado! (via Ice Star)
E a chaleira fez sucesso... (via Ice Star)


Entretanto, mais gente que inicialmente não teria vínculo com o esporte, acabou entrando na dança, como a blogueira Ana, do Objetos de Desejo. Convidada a inaugurar a pista, ela publicou no seu blog e twitter como foi. Outros blogueiros, como Miriam Bottan e Victor Vasques, também gostaram do que viram, publicando sobre o evento em seus twitters.

As fotos abaixo são da assessoria da Neutrogena (confira aqui as do blogueiro Victor Vasques)

Participante do evento VIP (via Neutrogena)
Mark Shurek, Fernanda, Linn Githmark, Hollie Nicol, Chad McMullan e Brian Chick (via Neutrogena)


Mas vamos a mais um relato de Chad =D Após a festa de despedida para ele e Mark, na sexta-feira, sábado pela manhã as crianças auxiliadas pela AADA (entidade a qual a renda do evento será destinada) estiveram para aprender com os monitores, para depois ter bastante trabalho com as pessoas e curiosos pelo esporte no shopping lotado. Mas os monitores estavam apaixonados pelo trabalho e muito dedicados, que Chad os chama de “futuros olimpianos”. Inclusive, até sábado, Brian divulgou via twitter que mais de 300 pessoas passaram nas mãos deles para treinar. Imagino nestes dois dias decorrentes...

Um dos olimpianos de Chad, ajudando um menino do projeto da AADA a jogar (via the curling news).
Mais uma foto dos monitores brasileiros ajudando, super empenhados! (via the curling news)


Detalhe: é porque Chad não viu gaúchos, catarinenses, paranaenses, fluminenses, bahianos, sergipanos, amazonenses, mato-grossenses, enfim, dos 26 estados brasileiros (e do distrito federal), que podem fazer concorrência à Fernanda e seus colegas, inclusive muitos sonham alto: querem ver o primeiro campeonato brasileiro. Eu já aviso, jogo pelo Grêmio! \o/

Desenho feito pela AADA, elogiado por Chad. Noruega x Brasil hehehe (via the curling news)


Continuando, pelo tom de escrita dele, parece que ele ficou sabendo das criticas pelo tamanho da pista (incluso a CBDG, veja aqui), inclusive citou a relato que nós mencionamos no último post, e que as pessoas comentaram no nosso blog (“brigadu”!) sobre suas experiências, contrariando o autor. Ele já está de volta ao Canadá, cansado e muito satisfeito com o trabalho, que segue até dia 22.

Pois é, mas as críticas foram muito além, há comentários do tipo “que graça tem esfregar a barriga no gelo?” e mais preconceituosos como “existem muitos esportes ao ar livre, o Brasil tem lugares lindos e não precisa desse tipo de cultura enlatada, que os jovens só consomem porcaria e que não dão espaço para a bocha”. Ok, como diria Jack Estripador, vamos por partes.

Além de o Chad ser um exímio divulgador do esporte, segundo seu próprio projeto, um esporte desse pode ser de grande valia, num mundo que preza o individualismo somente. Ensina valores como o jogo de equipe, o cavalheirismo, liderança, além de matemática, física, estratégia, enfim, quem só estuda o esporte um pouco que seja, entende o quanto é valioso. Quando eu descobri o esporte, meu primeiro pensamento foi: como poderia ser adaptado isso no nosso país, é fantástico! E Chad também já pensou nisso xD (bem antes de mim). Enfim, pode ser gelado, pode ser em lugar fechado, mas a riqueza que ele traz não tem preço. Assim como todo esporte, que é uma cultura importada, não existe na história nenhum esporte brasileiro, só adaptações.

Inclusive, a Austrália (nada gelada e eu como engenheira sei que o eucalipto e acácia-negra usados aqui vem de lá, nas mesmas latitudes), é um país que já está com os pés em Sochi 2014, quer ver?


Ah, em tempo: Brian, em seu twitter, disse que hoje ele jogou capoeira e achou tão difícil quanto o Curling, mas adorou a experiência.

Post compridinho, mas é pra compensar os dias fora do ar xD Ainda tem um moonte de coisa pra contar, assunto não falta!

Real Hard!

___________

Update rápido 17/08/2010:

Brian atualizou em seu twitter que mais órgãos de mídia estiveram no Shopping Eldorado hoje. Chad, já no Canadá, fez agradecimentos aos que ajudaram-no nesta empreitada, confira aqui. Inclusive, ao dizer que Brian continua por aqui, revelou seu mais novo apelido: Salinho. Muito fofo, queria saber a origem do apelido xD.

1 Responses to Diário de Bordo da Curling Arena – “Ricochet”

  1. muito bom chou tô contigo e não largo! valew por citar my name heeheh

     

Postar um comentário