Diário de Bordo da Curling Arena – “Takeout"

Postado por Ana sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vamos lá! Temos muita coisa dos fãs e dos curlers na pista do Shopping Eldorado. Quem nos acompanha via Twitter viu alguns vídeos de futuras “equipes brasileiras e atletas entusiastas” coisa boa, né? Então vou por alguma coisa que encontrei via Youtube pra deleite (ou tortura) de quem lê este bloguinho =)






O Fábio Soares, parceiro de nossa aniversariante de hoje, a Ni Koyama, escreveu um relato bem legal no seu blog. Outros relatos foram encontrados no blog Moda para Homens e no da Maya Moura. Não esqueça de enviar a sua!

A Astréa, nossa repórter especialíssima, membro do Curling Brasil, mandou o relato de como foi sua experiência com o curling!

Visitei a arena no Shopping Eldorado no domingo, terceiro dia do evento. Fiquei muito feliz com o que vi. Famílias, muitas crianças e adolescentes todos tentando jogar e o mais importante querendo informações sobre o jogo. Acredito que após os Jogos Olímpicos de Vancouver, o curling não só causou paixão em alguns como também curiosidade.

Quando cheguei, Brian e Hollie estavam descansando, o local estava lotado. Fiquei algumas horas por lá e observei que os instrutores foram muito simpáticos e pacientes com os visitantes. Havia também muito cuidado ao ensinar o básico para ninguém sair machucado, mas ninguém se importava com os tombos isso era parte da diversão. Confesso que não tive coragem de tentar o local estava cheio e preferi apenas olhar.
Brian e Hollie pareciam muito cansados, mas ainda eram atenciosos. Brian várias vezes batia palmas quando uma jogada era finalizada, uma forma de incentivar os novos “jogadores”.
 
Acredito no futuro do curling no Brasil, mas como qualquer outro esporte precisa de incentivo, patrocínio e boa vontade dos que deveriam difundir os esportes de inverno no Brasil.
Voltarei mais vezes antes do fim do evento para me divertir e aproveitar a oportunidade de aprender um pouco mais do esporte que admiro.

A Ice Star divulgou mais algumas fotos no Orkut, confira por lá ou no site deles.

Algumas reportagens também veicularam durante a semana (inclusive citadas por Brian no blog The Curling News), mostrando que o evento está sendo um grande sucesso:

Super Esporte – TV Gazeta


Primeiro tempo – Band Sports


Além destas, a Itália também fez uma sessão de fotos especial, podendo ser vista aqui.(Informação do Chad)

Então, vamos à próxima parte: O que os gringos estão pensando disso tudo.

Brian Chick, Chad McMullan, Mark Shurek e Desirée (via Ice Star)
 
Chad, em seu último relato, disse que tem muita saudade de nós, embora não exista uma palavra semelhante em inglês para expressar (em tempo, se você acaso não sabe, “I miss you” seria como as pessoas que falam inglês se expressam, mas soa como um “perdi você e queria de volta”).

Pra ele, a história estava se realizando, e não era algo irreal, não apenas um chamariz. Um evento que inicialmente era para um patrocinador (Neutrogena), foi uma boa ideia para alavancar o esporte no país. Mas claro que não seria possível sem o empenho (a qual Chad denomina “amor”) dos brasileiros para jogar por um dia.

Inicialmente, ele contou sua história com o Brasil, que começou em 1999 numa viagem aleatória e desde então não parou mais de vir aqui, já esteve sete vezes antes. (esta história fica para quando a gente escrever sobre o Chad, afinal, tô atrasada, mas nossos paladinos precisam de uma apresentação mais detalhada...).
Então, quando a Ginga Brasilis fez o convite, o fundador do Rocks & Rings não pensou “nenhuma vez”, como diríamos no Rio Grande do Sul: “mas ‘bem capaz’ que vão fazer sem mim!” Não foi bem assim que ele disse, claro, mas queria acompanhar tudo.

Quanto ao Brasil, ele falou sobre o fato de termos conhecido as olimpíadas neste ano e quanto o curling chamou nossa atenção, que muitos prenderam-se em frente à tv para entender as regras. Na internet, os twitters e os blogs brasileiros foram se agregando à causa (aeeee \o/) e o movimento tem crescido. Tanto que, além de paulistanos, gente do Rio de Janeiro e Curitiba estiveram no Shopping Eldorado para ver o curling. As pessoas não estavam acreditando que aquele esporte pelo qual se apaixonaram estava disponível ali, no “quintal de casa”.

Ele agradeceu ao pessoal da Ginga Brasilis, às outras oito (!) agências que se aventuraram, ao pessoal da Ice Star, ao motorista e ao rapaz que se tornou o primeiro técnico de gelo no Brasil. Em outro post anterior, outras empresas estrangeiras foram mencionadas, Canada Curling Stone, 8-Ender e Asham Curling Supplies, além da escola de curlers Trillium Curling Camp que cedeu Hollie e Brian para dar aulas aos brasileiros.

Inclusive ele prometeu voltar uma próxima vez. Com uma pedra de curling na mão (será que ele vai jogar na gente? Oh-oh xD). Yey! I will be waiting for more, Chad!

Ele deu uma entrevista sobre a ação no Brasil à BBC Rádio, você pode acompanhar no broadcast ao vivo no sábado pela manhã aqui.



Salinho, ou devo dizer Brian Chick (Chad em seu twitter me disse a origem do apelido, foi porque acidentalmente colocou sal em seu café) escreveu sobre como as coisas iam por aqui. Como sempre, a mídia toda veio atrás, incluindo Disney TV e uma tv japonesa, além do Super Esporte citado acima. Na Veja São Paulo, veiculou-se que o artigo mais retweetado foi referente à pista.

Brian ressaltou como a equipe que os acompanha está se virando bem. O técnico de gelo fez tudo certinho, além de consertar alguns buracos. Ele ressalta que as condições do gelo são muito boas para aprender e que no Canadá eles jogaram em condições bem piores (com a palavra “piores” bem ressaltada, ou seja, deve ter coisa bem pior).

Os instrutores brasileiros estão administrando bem as aulas de 45 minutos, que Hollie e ele deram alguns passeios por São Paulo e fizeram algumas coisas da vida profissional e pessoal deles.

Geralmente, os brasileiros têm muitas perguntas corriqueiras, como as estratégias, porque as pedras de Vancouver tinham uma luz em cima, de resto eles fazem “seu próprio show” (como puderam ver nos vídeos iniciais).

Isabella (segundo a legenda) ensinando curling ao pessoal (the curling news)


Além das aulas, Hollie e ele foram praticar capoeira, a convite do Fábio, da Ginga Brasilis. Brian gostou muito e pensa em usar nas aulas de aquecimento no Trillium Camp! Preparem-se canadenses!

Acompanhem um vídeo deles falando em inglês sobre as aventuras.



Hollie (de calça amarela) e Brian (de calça azul) na capoeira (the curling news)


Segundo Brian, já passaram por eles mais de 750 pessoas para aprender, podem atingir mais de 1000 no final de semana! (argh, eu queria ser uma, saco ¬¬)

Enfim, resta apenas babar e jogar no virtual... mas cuidado se você for jogar no wii...


E você? Foi? Conta aí pra mim! E se você não foi, tá esperando o que, só até dia 22!

O quê: Neutrogena® patrocina pista de Curling no Shopping Eldorado
Quando: até 22 de agosto (das 10h às 22h)
Onde: Shopping Eldorado (subsolo – em frente à academia Fórmula)
Valor por pessoa: R$ 10,00 (período de 30 minutos). Mulheres não pagam
Forma de pagamento: Somente em dinheiro
Exigências para a prática do esporte: o uso de tênis é imprescindível
Idade mínima: a partir de 8 anos
Agendamento: diário / no local

Ah, acompanhem o Curling Addicts e jogue o curling da vaquinha, muito tri!

Ah², pensam que eu por estar longe, não estou envolvida com o curling? Semana passada eu fiz isso (bandeira da Noruega) e nesta semana eu fiz isso (chamo de fancy nails) nas minhas unhas... e vc, carrega o curling consigo como? Conta aí!

E siga a gente no Twitter, saiu uma entrevista do K-Mart e muitas coisinhas que serão traduzidas aqui, mas por enquanto siga!

1 Responses to Diário de Bordo da Curling Arena – “Takeout"

  1. Maya Says:
  2. Realmente é uma experiência maravilhosa jogar curling. Pena que logo não teremos mais esse espaço.

    Como eu disse no meu post, espero que o curling se torne popular no Brasil assim como as pistas de patinação no gelo.

    Obs: amei as unhas! Queria ter habilidade para fazer as da segunda foto.

    http://www.mayamoura.com

     

Postar um comentário