Baden Masters!

Postado por Ana terça-feira, 30 de agosto de 2011

Olá!

Quanto tempo né? Estava com saudades das pedrinhas? E o frio que não nos abandonou ainda? Pior que temos que aguentar o frio “na raça”, sem as pedras pra jogar brrrr...

Estou aqui por um motivo especial... não, não é o início da temporada, porque o Ontario Curling Tour (OCT) começou ainda neste mês, mas agora é o início do World Curling Tour (WCT) e do Curling Champions Tour (CCT-Europa), que junto com o Grand Slam of Curling (GSOC) e às competições da Federação Mundial de Curling (WCF), formam o principal calendário de competições do nosso esporte favorito!

Se caíste aqui pelas transmissões do canal a cabo SporTV ou navegando pela web, fica por aqui que vais ficar por dentro de tudo (ou quase tudo) da temporada 2011-2012 (por conta do inverno no hemisfério norte, onde o esporte é mais praticado, a temporada inicia no outono e termina em abril-maio, próximo do verão).



O torneio que ocorrerá dias 02, 03 e 04 de setembro se chama “Baden Masters”, torneio masculino sediado na cidade de Baden, Suíça, filiado aos dois rankings, que segundo a Wikipedia, começou em 2000 e se tornou evento oficial em 2005. O atual campeão é o Time Thomas Lips, que era composto além do suíço (jogava no terceiro posto), por Toni Müeler (quarto), Remo Schmid (segundo) e Simon Strübin (líder). Inclusive, se desejas conferir a final do ano passado, neste link poderás assistir.

Feita uma pequena introdução do torneio, vamos ao principal, explicando as regras do torneio e quem vai participar.



O torneio "Mestres de Baden", em tradução literária, pertencente ao WCT e ao CCT é aberto para 20 times masculinos que jogam no sistema de quatro (4) grupos de cinco (5) times, onde estes se enfrentam entre si, no sistema "Round Robin".

Cada jogo terá disputa com oito (8) partidas (ends). Se este ficar empatado, um novo end de desempate é jogado. Se o end for zerado, o desenho da última pedra (vulgo LSD, explicado aqui e aqui) é feito por ambas equipes e quem se aproximar do botão vence.

Os dois melhores times de cada grupo irão jogar as quartas-de-finais, sendo que os primeiros de cada grupo jogarão com os segundos dos outros grupos em sorteio. Os que vencerem vão para as semi-finais e os que perderem serão qualificados como 5º lugar da competição.

Na semi-final, quem vencer, disputará as medalhas de ouro/prata, enquanto que os que perderem ficarão igualmente em 3º lugar (um adendo, ano passado Ulsrud (NOR) e Edin (SUE) disputaram o terceiro lugar, não sei se este ano irão fazer este confronto).

Neste torneio, não terá contagem regressiva para cada jogada como usualmente se aplica nas regras da federação, mas vão seguir o programa de jogo, exposto neste post.

Martelo

Na primeira rodada, um sorteio no famoso "cara-e-coroa" define quem fica com o martelo. Nas rodadas seguintes, o DSC define, com exceção nas partidas onde há o primeiro jogo de quem ficou de fora da primeira rodada (são 5 times em cada grupo, 4 jogam e um fica na espera). Já nas quartas, os melhores ranqueados tem o martelo, e após jogarem o LSD, vai definir quem terá a vantagem na semi e na final.

Last Stone Draw (desenho da última pedra LSD) e  Stone Game (jogo da pedra - DSC)

Sim, ele de novo tem um item especial no torneio. As pedras que não alcançarem à casa são computadas como um LSD de 185,4 cm (6 pés e 1 polegada) e as que ficarem próximas do centro e não puderem ser medidas terão o valor de zero (0,0 cm).

Os cinco times que obtiverem a média menor de três tentativas no total de quatro,correspondentes às tentativas final de cada jogo, serão premiados especialmente.


Ranqueamento nos Grupos:


Os times serão ranqueados de acordo com seu desempenho de vitórias e derrotas. Se dois times estiverem empatados, quem venceu a partida no confronto direto estará na frente. Caso três times estiverem, o resultado do DSC (olha ele aí de novo) durante a competição vai determinar o ranqueamento.












Capitão da equipe e nacionalidade

Breve descrição (últimos resultados)

Site Oficial

Time Tom Brewster (Escócia)


Campeão escocês e segundo lugar na competição mundial de 2011, é o querido da vez na elite escocesa.



Time Andrey Drozdov (Rússia)


Depois de dispensar os meninos canadenses de Jason Gunnlaugson, é uma das principais equipes. Stualsky jogou com Gunner em alguns torneios.



Time Oskar Eriksson (Suécia)


Campeões mundiais no juvenil de 2011 e vice no Nacional de 2010. Este ano, Eriksson não disputará o juvenil por não ter mais idade.


Time Jan Hauser (Suíça)


Hauser, depois de um ano onde ficou de reserva no time de Thomas Lips, juntou forças com o reserva da seleção olímpica Toni Müller, trazendo também o medalhista europeu de bronze Marco Rammstein (ex- Schwaller), planejam
representar o país em 2014.



Time Andy Kapp (Alemanha)


Indica a despedida de Andy Kapp. Segundo informações na temporada passada (Luke Coley), alegou que 2014 é muito para ele. Daniel Herberg irá assumir a liderança da equipe, que também não contará com Holger Hölne. A equipe ficou em 3°
lugar no CCT


Time David Murdoch (Escócia)


Ross Hepburn e Warwick Smith alegaram compromissos e irão largar por um tempo o esporte. Com Glen Muirhead, Ross Pattersson (ex- McMillan) e Richard Woods, formarão um time forte para a temporada.


Time Meico Oehninger (Suíça)


É um time jovem, sem muitas participações pelo
retrospecto.


Time Manuel Ruch (Suíça)



O time é um dos raros por ter uma técnica mulher, Brigitte Brunner. Participou ano passado apenas de campeonatos suíços, sem muita
representatividade. Este ano, fará temporada no Canadá.


Time Rasmus Stjerne (Dinamarca)


Surpresa no ano passado ao ficar em 2º lugar no europeu 2010, só não foi ao mundial 2011 porque o pai de Rasmus, Tommy Stjerne, venceu o campeonato nacional. O jovem capitão foi para o Canadá como reserva e os senhores tiveram o pior desempenho da competição, perdendo todas as partidas, o que gerou controvérsias no país.



Time Markku Uusipaavalniemi (Finlândia)


Está de volta desde o ano passado ao circuito mundial do curling, participou modicamente dos torneios do CCT, embora haja no currículo do capitão finlandês a medalha de prata de 2006, nas olimpíadas de Turim.


Time Peter de Cruz (Suíça)


Vice-campeões de 2011 do mundial juvenil e campeões de 2010, o que faz dos times juvenis mais fortes. No CCT, desempenho mediano. Simon Strübin é consultor (uma espécie de 2º técnico) da equipe este ano.



Time Niklas Edin (Suécia)


Medalhistas de
bronze em 2011 no mundial e vice-campeões do GSOC, chegaram
a uma final de torneio contra Kevin Martin, feito inédito por um time europeu. Campeões atuais do CCT.


Time Ritvars Gulbis (Letônia)


Não há muitas informações sobre a equipe, mas esta representou o país na maioria dos torneios europeus e tem poucas participações no CCT.



Time Pascal Hess (Suíça)


Uma equipe jovem, com alguns desempenhos em campeonatos juvenis. Comandada pelo escocês Brian Gray, que já foi técnico da Letônia e da Turquia, responsável pela ascensão da Turquia (feminino) para a série B europeia.


Time Sven Michel (Suíça)


O capitão deste time foi o campeão mundial das
duplas mistas em 2011, juntamente com Alina Pätz. Mas Michel com sua equipe masculina participa modestamente, o melhor resultado foi o bronze no nacional de 2011.


Time Mark Neeleman (Holanda)


Este time foi o campeão da divisão B europeia em 2009, mas no WCT/CCT não teve bom desempenho, abandonando no início das competições.


Time Claudio Pescia (Suíça)


O capitão da equipe representou a Suíça
em campeonatos internacionais, conquistou a medalha de prata no mundial de 2003 e o 5° Lugar olímpico de 2006. A equipe atual é nova, os restantes são campeões juvenis.


Time Jiří Snítil (República Tcheca)


O time de Snítil representou o país este ano no mundial,
ficou em 8° lugar.


Time Thomas Ulsrud (Noruega)


Equipe que ganhou a atenção mundial por conta das calças que usa desde a olimpíada de 2010, carrega o título de time mais vitorioso atual da Europa. Vice-campeão olímpico, vice-campeão
mundial (com Thomas Løvold) e campeão europeu em 2010, mais o 4º lugar mundial em 2011. No CCT, foi 4° lugar.


Time Bernhard Werthemann (Suíça)


O capitão da equipe já representou o país no mundial de 2004 e só há
informações de algumas
competições isoladas que ele participou desde então, como o Gran Prix de Bern (Suíça). Thomas Lips já fez parte de sua equipe.



Grupos:


A: Edin (SUE), Snitil (CZE), Hess (SUI), Uusipaavalniemi (FIN), Werthemann (SUI)
B: Murdoch (SCO), Hauser (SUI), Eriksson (SUE), Michel (SUI), Drozdov (RUS)
C: Kapp (ALE), R. Stjerne (DEN), Neeleman (HOL), Ruch (SUI), Oehninger (SUI)
D: Ulsrud (NOR); Brewster (SCO); Gulbis (LET); Pescia (SUI); De Cruz (SUI)














Dia
do torneio

Hora
do Brasil

Partidas
(em ordem de Rink- 1, 2, 3 e 4)

02/09
Sexta-feira

03:00

Edin (SUE) x Snitil (CZE)

Uusipaavalniemi (FIN) x
Hess (SUI)

Hauser (SUI) x Eriksson
(SUE)

Murdoch (SCO) x Drozdov
(RUS)

05:15

Neeleman (HOL) x Ruch (SUI)

Brewster (SCO) x Pescia (SUI)

Oehninger (SUI) x Stjerne (DIN)

Ulsrud (NOR)  x Gulbis (LET)

07:30

Michel (SUI) x Hauser (SUI)

Drozdov (RUS) x Eriksson (SUE)


Snitil (CZE) x Hess (SUI)

10:30

Gulbis (LET) x Pescia (SUI)

de Cruz (SUI) x Ulsrud (NOR)



Oehninger (SUI) x Neeleman (HOL)

12:45

Eriksson (SUE) x Murdoch (SCO)

Hess (SUI) x Werthemann (SUI)


Uusipaavalniemi (FIN) x Snitil (CZE)

15:00

Neeleman (HOL) x Kapp (ALE)

Ruch (SUI) x Stjerne (DIN)


Gulbis (LET) x de Cruz (SUI)

03/09 Sábado

03:30

Werthemann (SUI) x Uusipaavalniemi (FIN)

Murdoch (SCO) x Michel (SUI)

Hess (SUI) x Edin (SUE)

Drozdov (RUS) x Hauser (SUI)

06:00

Ruch (SUI) x Oehninger (SUI)

Brewster (SCO) x Gulbis (LET)


Stjerne (DIN) x Kapp (ALE)

09:00

Eriksson (SUE) x Michel (SUI)

Snitil (CZE) x Werthemann (SUI)

Hauser (SUI) x Murdoch (SCO)

Edin (SUE) x Uusipaavalniemi (FIN)

11:30

de Cruz (SUI) x Brewster (SCO)

Kapp (ALE) x Oehninger (SUI)




Pescia (SUI) x Ulsrud (NOR)

15:00


04/09
Domingo

04:00


08:30



Legenda: SUI- Suíça, RUS- Rússia, SCO- Escócia, SUE- Suécia, DIN- Dinamarca, CZE- Rep.Tcheca, FIN- Finlândia, LET- Letônia, HOL- Holanda, ALE- Alemanha, NOR- Noruega


Através do site alemão Laola1.tv, em links específicos disponibilizados 15 minutos antes de cada jogo. Narração disponível em inglês pela empresa smartCurling, para participar diretamente da transmissão eles abrirão algum e-mail ou chat. Links no programa de jogos.


 
O blog Curling Brasil vai twittar comentários durante alguns jogos, comentando em tempo real, além de atualizar os placares quando disponibilizados no site do torneio. O blog Curlingpédia também fará a cobertura do evento, além dos sites internacionais do World Curling Tour e Curling Champions Tour, e dos blogs internacionais Curling Scoops, Curlingzone e Skip Cottage Curling.

Comenta, interaja e participa! Nós esperamos tua companhia nesta temporada!

A descrição dos jogadores foi feita baseada nos retrospectos da temporada 2010-2011, com informações fornecidas pelos sites citados nas reportagens, nos blogs oficiais de cada equipe, além dos sites internacionais de notícias citados abaixo:
As fotos de cada capitão de equipe foi adicionada para informação dos fãs do esporte, elas pertencem aos jogadores, aos sites e blogs de notícias. Caso algum autor das fotos requisitar a não-utilização, basta comunicar por e-mail, bem como contestar algum texto escrito na reportagem. A arte e o texto foram idealizados por mim, pertencem ao blog e autorizo a reprodução parcial, desde que citada a fonte.

 

0 comentários

Postar um comentário