Último dia do Round Robin em Cortina!

Postado por Ana quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia de despedidas das equipes e de boas-vindas à Sportv! Finalmente podemos ver uma boa transmissão com um show de informações do curler brasileiro (e gaúcho!) Marcelo Mello, ao centro da foto (falou tudo que a gente já tinha sabido e mais um pouco!), eu particularmente gostei muito dos comentários que ele fez sobre os temas mais importantes (e ele tem culpa de eu gostar do curling, ele ensinou direitinho). Sábado 11h 30 tem de novo!

Quanto ao campeonato, as partidas transmitidas foram eletrizantes, mostraram um vovô Carlsén muito à vontade nos 8 x 2 em cima do Andy Käpp, terminando no 6º End. Noruega e China fizeram um jogo fácil de 6 x 3, mas após o jogo, quando foram assistir as partidas em andamento, o skip Torger Nergård e o second Christoffer Svae apareceram na arquibancada vestindo as famosas Shagadelic, calça proibida no mundial pelo comitê norueguês. Protesto?
Outra surpresa ficou por conta do Japão, que quase venceu a Escócia, mas levaram a partida para o extra end, diferente do saco de pancadas que foi na competição, e ainda ganharam a partida anterior contra a Suíça, pode? A Itália, anfitriã, se despediu num jogo disputado com a França por 9 x 8, com direito a vários pontos nos ends, equilibrado.

Quanto as partidas anteriores, nenhuma surpresa a não ser a vitória japonesa. Já nas posteriores (a qual foram transmitidas via stream somente pela TSN, ficando meu protesto, por que o preconceito com os países e os sites? Queremos ver também ô! Aumentem a banda aê! hehehe) a surpresa ficou com a lavada dos EUA em cima do vovô sueco u.u e claro, os Noruegueses vencendo o Canadá, assumindo a liderança do round robin na última rodada por 9 x 8.
Como vai ficar agora? Noruega enfrenta Canadá novamente nos playoffs, enquanto que Escócia enfrenta os EUA (falei, não falei?). Quem vencer o primeiro jogo citado, vai direto pra final, enquanto que quem perde joga com o vencedor do segundo jogo. O vencedor deste jogo joga a final, enquanto que os perdedores se enfrentam pela medalha de bronze.

Está acabando... vai deixar saudade essa função toda, mas a temporada ainda não acabou! Tem um campeonato nos esperando dia 11 *-* em breve saberão (se já não o viram eu falando dele no Orkut).

Mas uma coisinha me chamou a atenção: Hoje, na partida entre Suécia e Alemanha, percebeu-se que o Per Carlsén (sim, o querido vovô de 50 anos) jogou como third (terceiro, que arremessa as 5ª e 6ª pedras) ao invés de fourth (quarto, função que o skip geralmente assume, de arremessar as duas últimas). Quem me explicou foi o Henrique Kempenich, que mora nos EUA e joga curling amador.

"O skip pode assumir qualquer posição, nem sempre a quarta. O vice-skip também pode assumir qualquer posição. Ele faz o trabalho do skip quando o skip está lançando suas pedras.

Não pode trocar de posição durante o jogo, mas pode trocar entre um jogo e outro.

Antes do jogo o time preenche o cartão de escalação para a arbitragem. Os nomes são colocados na ordem de lançamento. Do lado do nome do skip coloca um ** ou xx. Do lado do nome do vice-skip coloca um * ou x.

Na prática tem uma folha de escalação para cada equipe para o torneio inteiro, com espaços para preencher cada jogo. A equipe entrega para o árbitro-chefe, que passa aos cronometristas. Os cronometristas preenchem a súmula com os nomes dos jogadores, e quem é skip e vice-skip para aquele jogo"


Ou seja, não necessariamente a equipe tenha um mesmo skip de um jogo para o outro e nem que ele jogue na mesma posição. Legal, né? Um exemplo bem simplista pode ser encontrado na página da equipe Eggler, da Suíça (medalha de bronze das olimpíadas), onde Markus Eggler e Ralph Stöckli se revezam como second, third ou skip ao longo de suas carreiras. No mundial, a equipe da Escócia tem como capitão o third.

Lembrando que uma equipe de curling é composta pelo Lead, Second, Third e Fourth, e o alternate (reserva) qualquer dúvida, poste no tópico, mande por e-mail ou procure no Google hehehe...

Preparados para os playoffs?

Hurry!

0 comentários

Postar um comentário